INTRODUÇÃO
Esta
é a terceira vez que estamos tentando arborizar o pátio da escola com
resultados não muito satisfatórios sendo desta vez uma correção de falhas
cometidas nos anos anteriores.
Oferecendo aos alunos instrumentos para que possam compreender problemas
que afetam a sua vida, a de sua comunidade a de seu país e a do planeta, muitas
das questões políticas, econômicas e sociais são permeadas por elementos
diretamente ligados á questão ambiental nesse sentido as situações de ensino
devem se organizar de forma a proporcionar oportunidades para que o aluno possa
utilizar o conhecimento sobre meio ambiente para compreender a sua realidade e
atuar sobre ela.
O exercício da
participação em diferentes momentos com atividades dentro da própria escola,
até movimentos mais amplos referentes problemas na comunidade é fundamental
para que os educandos possam contextualizar o que foi aprendido.
OBJETIVOS
GERAIS
* Envolver os alunos de 1º e 3º ano em atividades prática
despertando o cuidado carinho amor atenção que as mudas necessitam envolvendo
suas famílias.
*Adotar posturas na escola, em casa e em sua
comunidade que os levem a interações construtivas, justas e ambientalmente
sustentáveis.
* Observar e analisar fatos e situações, de modo
critico reconhecendo a necessidade e as oportunidades de atuar de modo reativo
e propositivo para garantir um meio ambiente saudável e a boa qualidade de
vida.
*Compreender
a necessidade e dominar alguns procedimentos de conservação e manejos recursos
naturais com os quais interagem, aplicando os no dia a dia.
JUSTIFICATIVA
Acreditando que
é possível contribuir para a formação de cidadãos autônomos críticos e atuantes
na sociedade em que vivem, é preciso propiciar situações para aprimorar e
desenvolver nas crianças uma consciência ecológica, cuidando do ambiente em que
vivem, com pequenas atitudes como manter a sala e o pátio limpo, cuidar das
mudas de árvores vencendo os desafios compreendendo como acontece o processo de
germinação da semente, muda, até a fase adulta, contribuindo com sombra,
oxigênio, deixando o ambiente mais acolhedor, afinal todos preferem a sombra de
uma árvore do que o sol forte. Plantar e acompanhar mudas de árvores
no Centro Social Menino Jesus e nos bairros onde moram acompanhando seu
crescimento.
DESENVOLVIMENTO
Apresentação de slides,
DVDS e CDS sobre os trabalhos realizados nos anos anteriores voltados para o
meio ambiente.
Plantio de árvores próximo
à escola.
Plantar semente de árvores
acompanhando todo o processo de germinação na escola e viveiro da Secretaria do
Meio Ambiente
(talvez EMBRAPA).
Responsabilizar cada família
que queira plantar uma árvore acompanhando seu desenvolvimento pelo aluno que
doou a muda.
Criação de um viveiro de
mudas na escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário