terça-feira, 15 de março de 2016

PROJETO DA PROFESSORA MAURICY "PLANTANDO COM AMOR E CARINHO"

INTRODUÇÃO

            Esta é a terceira vez que estamos tentando arborizar o pátio da escola com resultados não muito satisfatórios sendo desta vez uma correção de falhas cometidas nos anos anteriores.  Oferecendo aos alunos instrumentos para que possam compreender problemas que afetam a sua vida, a de sua comunidade a de seu país e a do planeta, muitas das questões políticas, econômicas e sociais são permeadas por elementos diretamente ligados á questão ambiental nesse sentido as situações de ensino devem se organizar de forma a proporcionar oportunidades para que o aluno possa utilizar o conhecimento sobre meio ambiente para compreender a sua realidade e atuar sobre ela.
 O exercício da participação em diferentes momentos com atividades dentro da própria escola, até movimentos mais amplos referentes problemas na comunidade é fundamental para que os educandos possam contextualizar o que foi aprendido.

 OBJETIVOS GERAIS

* Envolver os alunos de 1º e 3º ano em atividades prática despertando o cuidado carinho amor atenção que as mudas necessitam envolvendo suas famílias.
*Adotar posturas na escola, em casa e em sua comunidade que os levem a interações construtivas, justas e ambientalmente sustentáveis.
* Observar e analisar fatos e situações, de modo critico reconhecendo a necessidade e as oportunidades de atuar de modo reativo e propositivo para garantir um meio ambiente saudável e a boa qualidade de vida.
            *Compreender a necessidade e dominar alguns procedimentos de conservação e manejos recursos naturais com os quais interagem, aplicando os no dia a dia.


JUSTIFICATIVA

 Acreditando que é possível contribuir para a formação de cidadãos autônomos críticos e atuantes na sociedade em que vivem, é preciso propiciar situações para aprimorar e desenvolver nas crianças uma consciência ecológica, cuidando do ambiente em que vivem, com pequenas atitudes como manter a sala e o pátio limpo, cuidar das mudas de árvores vencendo os desafios compreendendo como acontece o processo de germinação da semente, muda, até a fase adulta, contribuindo com sombra, oxigênio, deixando o ambiente mais acolhedor, afinal todos preferem a sombra de uma árvore do que o sol forte.            Plantar e acompanhar mudas de árvores no Centro Social Menino Jesus e nos bairros onde moram acompanhando seu crescimento.

 DESENVOLVIMENTO

Apresentação de slides, DVDS e CDS sobre os trabalhos realizados nos anos anteriores voltados para o meio ambiente.

Plantio de árvores próximo à escola.

Plantar semente de árvores acompanhando todo o processo de germinação na escola e viveiro da Secretaria do Meio Ambiente
(talvez EMBRAPA).

Responsabilizar cada família que queira plantar uma árvore acompanhando seu desenvolvimento pelo aluno que doou a muda.


Criação de um viveiro de mudas na escola. 

sexta-feira, 11 de março de 2016

Inicio da EMEB Belo Ramo


HISTÓRIA

            O projeto da escola BELO RAMO nasceu da necessidade que a comunidade sentia em ter um local apropriado para as crianças do entorno da comunidade estudar, pois a escola mais próxima era a Escola Nossa Senhora da Glória, que fica há 8km distante da comunidade e em virtude da distancia muitas crianças da comunidade ficavam fora da sala de aula. Na época as famílias temiam em mandar seus filhos para uma escola distante uma vez que não dispunha de meios de transporte escolar e a região ser pouco habitada (muito mato), o que ocasionava uma falta de segurança aos pais.
            Em 1986 através de reuniões com madeireiros que num gesto de solidariedade se propuseram a doar a madeira necessária e com os mutirões da população inicio-se a construção do pavilhão da comunidade que a princípio foi pensado apenas para ser escola, mas como não tinham também capela para fazerem suas orações e campanhas da fraternidade e as quais estavam ocorrendo na casa de Maria Aparecida Amaro que foi a grande idealizadora do projeto, o espaço, portanto, também foi utilizado como igreja. No início a escola foi denominada Escola Rural/Municipal de 1 grau “BELO RAMO”, e a professora Maria Aparecida Amaro da Silva de Souza contribuiu muito para motivar a comunidade no início da luta pela doação do terreno e madeira para a construção da escola, e inicio das aulas.O pavilhão não possuía paredes internas, nem assoalho e no mesmo espaço as aulas eram ministradas para alunos de 1ª série a 4ª série do ensino fundamental. Em 1988 o pavilhão foi dividido em duas partes e colocado assoalho. Metade funcionava como capela e outra metade foi dividida em quatro salas de aula.
            Assim foi até o ano de 1988 quando foi construída já pela administração pública municipal a escola de alvenaria ao lado do pavilhão que posteriormente foi ampliada e passou por diversas reformas.
            No período de 1988-1989 havia uma turma no período noturno para jovens e adultos (MOBRAL), as aulas aconteciam sem energia elétrica e a iluminação era com lampião de gás.
            De 2003 até 2014 as salas de catequese da Igreja Belo Ramo eram alugadas e em torno de 180 alunos no período matutino e vespertino se deslocavam para e extensão pelo pátio dos fundos onde eram realizadas as aulas, sendo que o transporte e refeições aconteciam na escola. Com a reforma e remanejamento de alunos foi possível atender toda a demanda somente do prédio próprio, dando assim maior qualidade de ensino para a clientela atendida.

LINHA DO TEMPO: EMEB BELO RAMO ( PARTE ADMINISTRATIVA)

1986-1990: As primeiras professoras começaram a dar aulas: Maria Aparecida amaro (in memorian), Maria Cristina Amaro, Jucela Benedetti, Jucelia Benedetti, Carmelina, Leni Benedetti, Cleusa Benedetti e Clarice Benedetti. Na época eras as professoras que faziam as matrículas, não havia secretaria e nem coordenação. A primeira merendeira e zeladora foi Doralina Sebastiana Leite, conhecida como dona Dora.
1991: Foi indicada a primeira supervisora Leni Benedetti.
1994: Paula Leitão assumiu a supervisão através de concurso publico, ficando apenas 2 anos no exercício.
1996 -1999: A supervisão ficou a cargo de Jucela Benedetti.
1999-2000: Iris José Ferreira Soares Rodrigues assumiu a direção escolar e Jucela Benedetti continua como supervisora.
2002-2005: Iris José Ferreira Soares Rodrigues continua como diretora, Jucela Benedetti como supervisora e Cleusa Benedetti como orientadora.
2010-2011: Viviane Regina Pereira Klockner assume como diretora e a professora Marilei Salete Vian como coordenadora Pedagógica.
2012-2013: Viviane Regina Pereira Klockner reeleita como diretora tendo como coordenadora do Programa Mais Educação Fabiane Maria Conceição de Almeida; e coordenadoras Pedagógicas as professoras Jucela Benedetti, Vanilce Aparecida Tafarel e Marilei Salete Vian.
2014-2015: Foi eleita a professora Silvani Maria Höhn para a direção, coordenação Viviane Regina Pereira Klöckner, sendo nomeada pela Secretaria Municipal de Educação a professora Marilei Salete Vian para concluir o biênio.
2016-2017: Reeleita Silvani Maria Höhn como diretora e eleita Marilei Salete Vian como coordenadora. (em gestão)

LINHA DO TEMPO: EMEB BELO RAMO (PARTE FÍSICA)
1986-1987: Início da escola de madeira junto com a igreja católica. Nos dias de semana, aulas normais e nos finais de semana aconteciam a catequese e missas.
1988: Foi dividida metade barracão para a escola e metade para a igreja.
1990: Aconteceu a inauguração dia 07 de setembro.
2003-2004: A prefeitura alugou as salas da Igreja Nossa Senhora Belo Ramo, servindo como extensão.
2006-2014: Reivindicações e reformas pelo prédio escolar.
2012: Implantação do Programa “Mais Educação”.
2013-2014: Escola interditada e Troca do telhado.
2015: Aterramento de equipamento elétricos e instalação de SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Elétricas).
2016: Em gestão.

Texto: Silvani Maria Höhn

Fotos antigas relacionadas a história da EMEB Belo Ramo



Primeira comunhão no barracão onde acontecia aulas durante a semana e catequese no final de semana (senhor Sebastião sentado era o catequista).

Don Henrique Frohlich ministrando missa no domingo no barracão. Professora Maria Aparecida Amaro de Souza de vestido marrom com as filhas. A professora Maria Ap. era muito participativa da vida religiosa e assídua na educação da EMEB Belo Ramo.
Don Henrique Frohlich quem assinou a escritura do terreno doado para a escola.

Padre Jorge ministrando a eucaristia no barracão da igreja que era cedida para a EMEB Belo Ramo.

Padre Mineiro em dia de crisma no barração da igreja que era cedida para a EMEB Belo Ramo.

Data comemorativa Dia do Índio no barracão da escola (filhas da professora Maria Ap. Amaro).

Professora Jucela uma das primeiras professoras da EMEB Belo Ramo com os alunos em Setembro de 1989.

Padre que regia missa na igreja da comunidade Belo Ramo com os alunos em Setembro de 1989.

Festa de aniversario de alunos da professora Maria Cristina Amaro (in memoria) no antigo barracão da igreja que era cedido á escola.

Professora Maria Cristina Amaro (in memória) no antigo barracão da igreja que era cedido á escola.




Professora Maria Cristina Amaro (in memoria) momento com a família.

Igreja Nossa Senhora do Belo Ramo recém inaugurada em alvenaria.

Inauguração do primeiro prédio da EMEB Belo Ramo em 1990.

Locutor J Alves com alunos em solenidade de inauguração da EMEB Belo Ramo em 1990.

Solenidade de inauguração da EMEB Belo Ramo em 1990.

Festividade na EMEB Belo Ramo.

Prédio construído pela igreja Nossa Senhora do Belo Ramo para ministrar catequese e cedido como como extensão para a EMEB Belo Ramo.
Reforma da escola em 2011/2012

Antônio Pavoni Primeiro coordenador do Centro Social Menino Jesus. 


Turma da Bolsista Maria Gortet em 2013 com visita do Sebastião que foi o primeiro catequista da igreja Nossa Senhora do Belo Ramo volta a escola contribuindo com relatos do inicio da escola.

Sebastião que foi o primeiro catequista da igreja Nossa Senhora do Belo Ramo volta a escola para contribuir com relatos sobre o inicio da escola.

Oficinas no programa Escola Integral em 2012 com a Bolsista Maria Gortet.

Bolsistas durante oficina de informática no programa Escola Integral em 2012 com a Bolsista Maria Gortet.

Escola Integral 2012.

Prédio reformado da EMEB Belo Ramo Fevereiro de 2012.

Visita na casa da primeira merendeira da EMEB Belo Ramo dona Doralina Sebastiana  Leite. 

Sirlei (de camiseta branca) coordenadora do Centro Social Menino Jesus e parceira da escola com a professora Katiane (a mais alta) e a Bolsista Maria Gortett (blusa preta) do Escola Integral em parceria com o Programa Mais Educação.
Apresentação culminância do projeto Resgate Histórico da Escola Belo Ramo, padre Mineiro. 2013